Reflexões filosóficas sobre o Amor

0 Flares 0 Flares ×

“Eu te amo”…. 

Talvez uma das frases mais pronunciadas… 

todavia muitas vezes profanada e não compreendida, utilizada como pretexto para ampliar a posse, limitar a liberdade ou mesmo incitar violências.

O amor em sua essência é puro, divino (compreendido de modo laico), generoso e responsável.

Resgatar o amor é um dos passos necessários para a evolução integral da humanidade.

A vida só existe através do amor. É a “cola” de tudo que existe. É o ingrediente que permite a criação, que gera a alquimia da união de entes diferentes em uma nova realidade.

Minha hipótese é que o amor nos usa para dar continuidade a vida, seja no plano físico ou metafísico. É o meio pelo qual realizamos nossa centelha divina.

Michelangelo, por exemplo, para tirar dos blocos de mármore suas obras primas Pietá ou Davi foi instrumentalizado pelo amor. Por esta força podemos criar o inimaginável, gerar vida, legado e imortalidade.

Quantos mais formos veículos desta força, mais nos transformamos em quem somos, mais inspiramos, honramos a diversidade e melhoramos o mundo em nossa volta.

No mito Amor e Psique, Psique não podia enxergar o amor, caso contrário ele desapareceria. Símbolo que o amor não pode ser compreendido com nossos sentidos físicos, mas apenas com o olhar da alma.

Amar é também saber auxiliar o outro em sua evolução individual. É contribuir com o que a pessoa precisa naquele momento. E isso vale para filhos, alunos, parceiros de vida, projetos que criamos como nossas empresas.

Ser educadora é ser ponte do amor entre o aluno e o conhecimento.

Ser empreendedora é amar um projeto e um legado todos os dias de minha vida.

Ser brasileira é amar minha generosa terra e não delegar sua melhoria para os outros, mas fazer minha parte, todos os dias.

O amor é a força que conecta tudo e traz um sentido para a vida.

Difícil descrever sua imensa dimensão, pois certamente as palavras limitam sua  infinita realidade.

Que possamos ser cada vez mais instrumentalizados pelo amor. Amor por si, pela própria missão, pela humanidade, pela nossa terra, pela vida.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×